Retorno das Férias Escolares 04/05/2020

Prezados Pais, Responsáveis e Alunos;

Assunto: Retorno das Férias Escolares 04/05/2020

O Conselho Nacional de Educação (CNE) aprovou, por unanimidade, nesta terça-feira, 28 de abril, às diretrizes para orientar escolas da educação básica e instituições de ensino superior durante a pandemia. O parecer foi elaborado com a colaboração do Ministério da Educação. Acesse: portal.mec.gov.br.

Para repor a carga horária ao fim do período de emergência, o CNE sugere: a utilização de períodos não previstos como recesso escolar do meio do ano, de sábados, a reprogramação de períodos de férias, a ampliação da jornada escolar diária por meio de acréscimo de horas em um turno ou utilização do contraturno para atividades escolares.

Além disso, o Conselho Nacional de Educação autorizou os sistemas de ensino a computar atividades não presenciais para cumprimento de carga horária de acordo com deliberação própria de cada sistema. O CNE relacionou uma série de atividades não presenciais que podem ser utilizadas pelas redes de ensino durante a pandemia como: meios digitais, videoaulas, plataformas virtuais, redes sociais, programas de televisão ou rádio, material didático impresso entre outras. O Conselho recomenda que as atividades sejam ofertadas, desde a educação infantil, para que as famílias e os estudantes não percam o contato com a escola e não tenham retrocessos no seu desenvolvimento.

Seguindo todas essas orientações, o Colégio Nova Cachoeirinha continuará com as atividades online em 04/05/2020 com o objetivo de manter o aluno em sua rotina de estudo diário e garantindo a qualidade na aprendizagem. Neste momento, solicitamos aos pais acompanhamento das atividades oferecidas aos alunos; online através da Plataforma Google Classroom e seguirem os comunicados na área restrita a pais e/ou em notícias do site do CNC.

Nas aulas remotas contamos com diferentes estratégias virtuais disponíveis, garantindo as aulas e atividades de forma não presencial, de modo a atenuar a distância dos estudantes de seu ambiente escolar. Essas ações é que irão garantir o aproveitamento da carga horária oferecida de forma remota, seguida de uma avaliação diagnóstica a ser aplicada quando do retorno às atividades presenciais.

A reorganização do calendário escolar será mantida com, a reposição de atividades escolares aos sábados e/ou período contrário, reforço escolar e avaliação diagnóstica para identificar dúvidas e retomar conteúdos específicos tudo será organizado com a volta presencial e serão disponibilizados a todos os alunos.

O período restante das férias escolares será definido posteriormente.

Estaremos aguardando novas orientações de órgãos oficiais e atualizaremos os meios de comunicação, com novas informações.

Precisamos da união de todos, pois é certo que sairemos desse momento mais fortalecidos.

Gratidão Direção

Anexo: