Era uma vez uma família feliz...
Era uma vez uma família feliz...
Essa família não tinha muitas posses, a união era presença marcante entre todos. Pai, mãe, filhos.
A Fé em Deus foi transmitida pelos pais, que levavam a igreja os filhos desde pequenos e as semanas sempre eram de dias felizes, a fé e o amor guiavam estes corações.
Essa família acreditava que acordar com um bom banho, um saudável café da manhã, uma boa música, sorriso no rosto, com certeza o dia poderia ser produtivo e maravilhoso.
A felicidade era uma conquista diária. Os pais sempre diziam: “nunca se desespere, tenha calma que o sol vai brilhar amanhã e a solução dos problemas virá com esse novo dia”.
Respeito aos pais, aos irmãos, professores, idosos, amigos, vizinhos, etc... era uma regra!
Valorizavam a palavra dita, acreditavam que “A palavra possui uma força criadora”, isto significava a responsabilidade do que se falava, sem magoar o outro.
Assumir erros. Esses pais nunca justificaram os erros de seus filhos, o importante era o aprendizado que ficou registrado.
Elogiar. Eles acreditavam que as pessoas têm mais necessidades de elogios do que críticas.
A Educação vem de berço e estudo enobrece o ser; era assim que estes personagens pensavam. Que saudades desse tempo...
Em determinado momento constatei que meus “modelos” de educação foram essenciais em minha vida. Acredito que na sua vida também deve ter sido assim.
Desafio a você a fazer uma lista de bons exemplos que foram transmitidos pelos seus pais. Isso ainda ocorre nas famílias de hoje?
O que queremos deixar de melhor para a posteridade? Sermos bons “modelos” é necessário?
Espero que esta reflexão possa avaliar o que pode ser o melhor para a sua família.
E para finalizar deixo a citação de um provérbio chinês: “Eu escuto, e eu esqueço. Eu vejo, e eu recordo. Eu faço, e eu entendo”.
Seja feliz!
Maria Matilde Cerrone