• Deprecated function: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; views_display has a deprecated constructor em require_once() (linha 3080 de /home/colegionc/public_html/site/includes/bootstrap.inc).
  • Deprecated function: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; views_many_to_one_helper has a deprecated constructor em require_once() (linha 113 de /home/colegionc/public_html/site/sites/all/modules/ctools/ctools.module).
  • Notice: Trying to access array offset on value of type int em element_children() (linha 6401 de /home/colegionc/public_html/site/includes/common.inc).

Fundamental II 8º Ano

Discurso Direto e Indireto

Discurso é tudo aquilo que o falante diz ou escreve, organizado sob a forma direta ou indireta.

No discurso direto, o próprio falante diz o enunciado, possui voz própria no discurso, e no discurso indireto, a fala de uma pessoa é reelaborada por quem informa, revelando o que o falante disse.

Com base no livro didático, o professor Waldir e os alunos dos 8ºs anos discutiram durante as aulas de Português Discurso Direto e Indireto, e o resultado, mais que positivo, foi a criação de excelentes peças teatrais exibidas durante as aulas. Reforçando o conteúdo com dramatizações, não existe desculpa de esquecimento.

Partes da célula (organelas)

O objetivo da aula sobre as partes da célula foi propor a construção de um modelo tridimensional com auxílio de materiais diversos, para a visualização das estruturas de uma célula animal.

Com a supervisão da professora Cláudia e da professora Juliana, os alunos dos 8ºs anos confeccionaram células animais em 3D utilizando diversos materiais. Na prática, visualizaram as organelas em sua localização na célula animal.

Pirâmide Alimentar

As pirâmides alimentares são esquemas gráficos que distribuem os vários tipos de alimentos e as proporções que devem ser ingeridas nas refeições de pessoas saudáveis, para ser usado como um roteiro de alimentação saudável.

E com o auxílio da pirâmide, os alunos elaboraram receitas.

A professora Cláudia mostrou aos alunos dos 8ºs anos A, B e C a importância dos alimentos para os seres humanos. Com a mediação da professora, os alunos montaram individualmente uma pirâmide alimentar, e desta forma, visualizaram graficamente, organizaram e representaram os grupos de alimentos de acordo com a quantidade em que devem ser consumidos. A base da pirâmide representa os alimentos que devem ser consumidos em maior quantidade, e o topo os que devem ser consumidos em menor quantidade.

Para nossos alunos foi uma experiência saudável e bem produtiva, pois verificaram a real necessidade do nosso organismo e como é possível mantermos uma vida saudável.

O Bordão nosso de cada dia

Você sabe o que é bordão?

Bordão é uma expressão geralmente usada por alguém, sempre em uma determinada situação. Na televisão ou no meio artístico, serve para facilitar a identificação de diversos personagens. Quem não conhece um bordão ou já não pegou o hábito de repeti-lo?

A Professora Viviane Ponzetto trabalhou com os alunos do 8º ano A os bordões das chamadas televisivas e também os de criação do nosso cotidiano. Confira o resultado, foi “Chique de doer!”.

O poder das palavras

A escritora Lya Luft afirma que "a palavra faz parte da nossa essência: com ela, nos acercamos do outro, nos entregamos ou nos negamos, apaziguamos, ferimos e matamos. Com a palavra, liquidamos – negócios, amores".

Com o intuito de incentivar a escrita dos alunos, a professora Viviane (Língua Portuguesa) elaborou um projeto junto com os alunos dos 8ºs anos A e B. Esse projeto recebeu o nome de "O poder das palavras”. Os alunos elaboraram um texto no qual descreveram, na opinião deles, o que a frase tinha como real significado.

Foi muito divertido e produtivo. Todos participaram e as escritas produzidas ficaram maravilhosas.

“Sem conhecer a força das palavras, é impossível conhecer as pessoas”
Confúcio